Este evento tem por objetivos:
• divulgar e discutir junto à comunidade acadêmica as
pesquisas que foram desenvolvidas no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação com
centralidade teórico-metodológica de Paulo Freire;
• fomentar a discussão crítica sobre os problemas que afetam
a educação a partir das pesquisas apresentadas no evento;
• congregar a comunidade científica em torno dos temas
propostos pelo grupo de pesquisa acerca do Currículo e Formação de professores;
• discutir as interseções e interações possíveis entre a formação
docente, currículo e Paulo Freire elencados na atualidade;
• proporcionar a articulação de pesquisas que contemplam a
formação inicial e formação permanente nos desafios das práticas na educação
nos Ensinos Fundamental e Médio.
No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Unisantos,
e de forma específica, no Grupo “Currículo e Formação de Professores: diálogo,
conhecimento e justiça social” e na “Cátedra Paulo Freire da Unisantos”, tem
sido desenvolvidas pesquisas que se encontram engajadas no estudo rigoroso do
legado e em possibilidades de reinvenção da pedagogia de Paulo Freire,
concentrando esforços na análise e aprofundamento dos campos do Currículo e
Formação de Professores. Portanto, mostra-se necessário estabelecer diálogo com
a comunidade acadêmica em geral, professores e estudantes de licenciatura,
acerca dos estudos realizados e dos resultados obtidos, de forma a oferecer
contribuições para a reflexão sobre questões que afetam a Educação Básica e a
Educação Superior, com o crivo da pedagogia freireana. Busca-se também
estimular o debate sobre o ato de pesquisar e a produção científica, no escopo
do evento. Por fim, destaca-se a simbologia de realizar esta mesa no dia 19/09,
data de nascimento de Paulo Freire, que se estivesse vivo completaria 102 anos.
Esta ação junta-se a uma série de outras, realizadas em diferentes contextos
nacionais e internacionais, como uma forma de prestar homenagem ao patrono da
educação brasileira