O Ciclo de Leituras do Pensamento Latino-americano 2024/01 propõe-se a ser um fórum de encontro, diálogo e reflexão, reunindo pensadores de diversos países do Continente para abordar a riqueza e complexidade do pensamento dos povos originários. Esta iniciativa nasce da necessidade urgente de reconhecer, valorizar e innotegrar os saberes e práticas educacionais dos povos originários na Academia e na construção de sociedades mais inclusivas e justas na América Latina, atendendo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação) e aos objetivos da Década Internacional das Línguas Indígenas 2022-2032, da UNESCO. A educação indígena, embora rica em tradição e conhecimento, enfrenta desafios significativos em termos de reconhecimento, valorização e sustentabilidade. Estes desafios são exacerbados por contextos históricos de marginalização e pela contínua luta contra a perda de identidade cultural e linguística. O Ciclo de Leituras do Pensamento Latino-americano 2024/01 busca, portanto, oferecer uma plataforma para que pensadores indígenas e não indígenas possam promover uma compreensão mais profunda das diversas realidades educacionais indígenas na América Latina. Além disso, o ciclo visa a contribuir para a construção de políticas educacionais mais inclusivas e representativas. Ao reunir acadêmicos, educadores, líderes comunitários e gestores políticos, espera-se fomentar um diálogo intercultural que reconheça e integre as perspectivas indígenas nas políticas educacionais nacionais e regionais.
O Ciclo de Leituras do Pensamento Latino-americano: Povos Originários de ABYA YALA é uma iniciativa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidades Católica de Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos e Universidade Caxias do Sul/UCS, e corresponde a uma atividade da pesquisa “Sistematização internacional de experiências educativas indígenas para a interculturalidade e a cidadania global crítica” (CNPQ Universal. Pela Unisantos, o evento conta com o apoio do IPECI - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas.